A “Data Science Portuguese Association” pretende atrair empresas e pessoas para que se fixem em Portugal e promover o ensino daquelas matérias.
A recém-criada Data Science Portuguese Association pretende estabelecer-se como um movimento concertado nos planos nacional e internacional no domínio de data science com a missão de “To empower Data Science for a Better World”.
Os objectivos da nova organização passam por atrair empresas e recursos humanos para se fixarem em Portugal e pela cooperação no ensino de ciência dos dados.
A associação quer também destacar-se na promoção da ciência dos dados a nível nacional e internacional, na partilha de experiências, inovações e histórias de sucesso; na representação do setor de data sSience perante as entidades reguladoras; na promoção de regulação, ética e segurança; na promoção do empreendedorismo e inovação das empresas portuguesas; entre outras vertentes.
A Associação pretende acolher associados com perfis diversificados desde estudantes a profissionais no activo, passando por associados institucionais ou empresariais.
O plano de actividades para 2018 prevê a organização de wortkshops e reuniões de trabalho e um concurso internacional de ciência dos dados. A primeira conferência internacional deverá realizar-se no segundo semestre.
Fernando Matos, presidente da Direcção da Data Science Portuguese Association, sublinha a importância da “atracção de empresas e talento exterior para a sua fixação em Portugal e a cooperação no ensino de data science”.
Guilherme Ramos Pereira, director executivo da nova associação, considera que “a DSPA contribuirá claramente para a escalada internacional do ecossistema português de produtos e serviços de base tecnológica, cimentando o posicionamento já conquistado pelo país neste domínio”.
Fonte: https://www.computerworld.com.pt/2018/01/08/associacao-de-ciencia-dos-dados-quer-atrair-empresas-para-portugal/
Outras notícias:
- Computer World;
- Business Leak;
- Ardina News;
- IT Insight;
- Portugal Global;
- SapoTek
Recent Comments